Conceitos Digitais
Descrição breve dos termos utilizados na implantação de Canais Digitais.
CONCEITOS


Conteúdo digital
Conteúdo digital é qualquer tipo de informação que foi criada, compartilhada e consumida no mundo digital. Isso inclui textos, imagens, vídeos, áudios, e-books, cursos online, podcasts, animações e muitos outros.
Os conteúdos digitais são criados usando ferramentas digitais específicas, como um editor de imagens, uma ferramenta de criação de textos e até mesmo câmeras digitais, com objetivo de ser compartilhados pela internet em plataformas específicas, como redes sociais, plataformas de venda, e-mail, páginas e sites.
No caso da empresa os conteúdos digitais fazem parte da estratégia de marketing digital, que visa promover a marca e aumentar o engajamento do público.
A produção de conteúdos digitais também pode ser uma forma de gerar receita por meio de anúncios, patrocínios ou assinaturas, promover produtos, fidelizar clientes, e manter comunicação ativa entre cliente/empresa.
O conteúdo digital de uma empresa representa ativos intangíveis devendo ser controlado por software específico de Marketing digital, conhecidos como CMS - Content Management System.


Mídia Digital
A mídia digital consiste em todo conteúdo digital e o veículo de comunicação que usa a internet como meio de distribuição, inclui uma variedade de formatos, como banners, anúncios pagos no LinkedIn, Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads, anúncios no YouTube, Instagram, distribuídos pelos aplicativos no celular.
A expressão também é utilizada neste relatório como sinônimo de peça de publicidade inserido em meios de divulgação digitais, conforme utilizado pela prática comercial do setor.
Mídia digital = Conteúdo Digital + Canais Digitais
Canal Digital
Canais digitais são meios de comunicação que utilizados meios digitais como internet, radio televisão, etc.
Tipos de canais:
Canais Digitais Online: utilizam a internet como meio de distribuição de conteúdo. O consumidor online geralmente tem um objetivo difuso e precisa pesquisar para encontrar o produto, irá verificar se o canal é confiável e a entrega e satisfatória.
Canais Digitais Offline: não dependem da internet para funcionar. Inclui outdoors Digitais, panfletagem digital, e-mail, e campanhas por telefonemas (call center). O marketing offline é tudo que não acontece em meios conectados à internet. O consumidor offline geralmente tem um objetivo de compra mais definido, focado em consumir um produto específico.
Em resumo, a principal diferença entre os canais digitais online e offline é a existência de uma conexão com a internet para a distribuição e acesso ao conteúdo digital.
Para o marketing digital, os canais digitais são utilizados para publicar mídias digitais com objetivos de alcançar os usuários e transformá-los em clientes. O que se define como marketing de relacionamento.
Redes Sociais
Redes sociais retratam os indivíduos/empresas como nós e o relacionamento entre os nós como laços, portanto o objetivo das redes sociais é o relacionamento que pode ser medido e monitorado.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns1. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes1.
As redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros2. Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico2.
As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras1.
Elas permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social1. As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna1.
Fonte: Wikipedia


Framework de Kietzmann
O Framework Kietzmann, também conhecido como Modelo Honeycomb, é uma estrutura que define as mídias sociais usando sete blocos funcionais:
Mídia social pressupõe:
Presença do usuário.
Relacionamento entre usuários.
Reputação do usuário.
Grupos de usuários.
Identidade os usuários.
Compartilhamento de conteúdo.
Conversa.
A ideia por trás do modelo Honeycomb é que, dos 7 blocos funcionais delineados pelo modelo, as empresas podem selecionar os mais relevantes para o seu negócio e focar sua atenção nas funcionalidades-chave2. Este modelo é uma ótima estrutura para considerar as redes sociais, mas não é uma árvore de decisão, portanto, a decisão final de ‘qual rede devemos selecionar?’ ainda precisa ser tomada dentro da organização2.


Mídias Sociais online
São sites e aplicativos que permitem conexão e interação entre os usuários na Internet permitindo que a rede social se desenvolva.
Mídias sociais online mais utilizadas no Brasil são o WhatsApp 91% e o Facebook 86% com base nos usuários de internet no Brasil.

